Rede

REDE ASSISTENCIAL DA SUPERVISÃO TÉCNICA DE SAÚDE VILA MARIA/VILA GUILHERME

Conservação do Patrimônio Público aRede Assistencial da Supervisão Técnica de Saúde Vila Maria/Vila Guilherme é composta por Unidades de Saúde Pública. Sendo patrimônio público, cumpre a todos zelar, preservar e defender.

O código Civil prevê a efetiva responsabilização penal, civil e administrativa aquele que causa dano ao patrimônio.

Atendimento gratuito 100% SUS.

Conselho Gestor: Em conformidade com o Decreto Municipal nº 44.658, de 23 de abril de 2004, a Supervisão Técnica de Saúde Vila Maria/Vila Guilherme conta com Conselhos Gestores em todas as Unidades de Saúde daRede Assistencial da Supervisão Técnica de Saúde Vila Maria/Vila Guilherme. Além disso, possui assento como membro efetivo no Conselho Gestor da Supervisão Técnica de Saúde.

CER III – Centro Especializado em Reabilitação III: É um serviço especializado, de média complexidade, voltado ao atendimento integral ao paciente portador de Deficiência física, auditiva, intelectual, ostomias e múltiplas deficiências, sendo habilitado em dezembro de 2013 pela Portaria MS/SAS número 1. Visa a garantir o desenvolvimento de habilidades funcionais das pessoas com deficiência, para promover sua autonomia e independência. É composto por equipes multidisciplinares – fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e médicos especialistas (Otorrinolaringologista, Ortopedista e Neurologista).

Unidade de Referência a Saúde do Idoso: é uma unidade especializada para atender pessoas idosas frágeis e dependentes, em sua área de abrangência, conforme os critérios estabelecidos e pactuados que garantem acesso regulado. Esta unidade oferece atendimento por intermédio de equipe gerontológica interprofissional, em grupos ou individual, em conjunto e articulados com os demais pontos da rede de atenção integral à pessoa idosa.

Centro de Especialidades Odontológicas: O CEO está situado na UBS Vila Guilherme, atende as especialidades de periodontia, prótese, ortodontia (para pacientes até 12 anos), cirurgia oral menor, semiologia, pacientes com necessidades especiais e endodontia. Esse atendimento é destinado aos usuários encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde.

Melhor em Casa: A atenção domiciliar constitui-se em uma modalidade de atenção à saúde, substitutiva ou complementar à internação hospitalar ou ao atendimento ambulatorial, buscando oferecer um atendimento humanizado, ampliando a autonomia do paciente, reduzindo o tempo de permanência hospitalar e possibilitando a desinstitucionalização.

O processo do cuidar inclui também a abordagem integral do cuidador/família, firmando responsabilidades pactuadas e integração com os diversos serviços oferecidos na Rede de Atenção à saúde.

Telecardio:

Eletrocardiograma:

O serviço de telemedicina para laudos de Eletrocardiograma, na Rede Assistencial da Supervisão Técnica de Saúde Vila Maria/Vila Guilherme atende pacientes com precordialgia e urgências cardiológicas. Todas as UBS e AMA realizam o exame com laudo, em cerca de 10 minutos, pelo serviço de telemedicina, diariamente de segunda a sexta-feira e também aos sábados nas AMA, das 7h ás 19h, não sendo necessário agendamento, somente o pedido médico.

Teleoftalmo: O exame denominado “retinografia” consiste na documentação fotográfica das estruturas do fundo de olho ao alcance do equipamento fotográfico denominado retinógrafo.

Este exame compõe-se de fotografias coloridas e fotografias obtidas com o uso de filtros especiais, verde ou azul. Estes filtros têm a finalidade de remover o fundo vermelho-róseo da retina, facilitando a visualização de lesões ou estruturas anômalas no fundo de olho. O exame tem ampla indicação em Oftalmologia, no diagnóstico e acompanhamento da evolução de patologias de todas as estruturas do fundo de olho.

O exame é, especialmente, indicado nas doenças vasculares modo geral, tais como a retinopatia diabética ou hipertensiva e doenças obstrutivas.

Os exames são realizados na UBS Jd. Japão de 2a. à 6a. feiras, das 7h às 19h, segundo pedido médico e agendamento realizado pela UBS de origem do usuário.