Humanização

Programa de Humanização

Desde o inicio de suas atividades, a Microrregião Vila Maria/Vila Guilherme sempre teve como objetivo o desenvolvimento de uma assistência digna, humanizada e baseada no respeito.

Segue as diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH) – Humaniza SUS implementada a partir de 2003 pelo Ministério da Saúde. 

Acolhimento com Classificação de Risco: O atendimento nas AMA´s, seguindo a preconização do Ministério da Saúde e Programa Nacional de Humanização adota a classificação de risco para o atendimento.

A classificação de risco tem por objetivo avaliar e encaminhar os pacientes para diferentes áreas, conforme a gravidade do caso.

Emergência: Destinada ao recebimento, avaliação e estabilização das urgências e emergências.

Urgência: Destinada a pacientes críticos e semi-críticos já com a terapêutica  de estabilização iniciada. 

Médio risco: Destinada a pacientes não críticos em observação.

Baixo risco: Destinada a pacientes não críticos em observação.

Brinquedoteca do CAPS Infantil, confira as imagens abaixo: 

Horta Vertical – UBS Parque Novo Mundo II : confira as imagens abaixo: 

Ambiência: Na saúde, a ambiência refere-se ao tratamento dado ao espaço físico, entendido como espaço social, profissional e de relações interpessoais que deve proporcionar atenção acolhedora, resolutiva e humana.

A Microrregião Vila Maria/Vila Guilherme tem em suas diretrizes a valorização da ambiência, com organização de espaços saudáveis e acolhedores a seus pacientes,  acompanhantes e colaboradores.

Bicicletário: confira a imagem abaixo.

Recepção UBS Vila Ede: confira a image abaixo.

Sala de espera UBS/AMAE Izolina Mazzei: confira a imagem abaixo.

Brinquedoteca UBS Vila Ede: confira a imagem abaixo.

Brinquedoteca UBS Jardim Brasil: confira a imagem abaixo.

Brinquedoteca CAPS Infantil II Vila Maria/Vila Guilherme:

Programa Brincar é Coisa Séria” – As brinquedotecas constituem-se em um espaço destinado a utilização dos instrumentos lúdicos ou a compreensão das manifestações lúdicas no ser humano, em seus diferentes contextos, que extrapolam as aplicações da brincadeira simbólica à preocupação clínica, levando ao estudo das intervenções preventivas ou assistenciais no contexto do desenvolvimento infantil. Desta forma, possibilitamos que a criança aproprie-se de sua existência, de sua história e do meio onde faz parte. Em síntese, a brinquedoteca é um espaço organizado de brinquedos, que permite a observação da criança de uma forma mais completa. Contamos com três brinquedotecas, localizadas na UBS/AMA Jd. Brasil, UBS V. Ede (reforma) e CAPS Infantil Vila Maria/ Vila Guilherme. A brinquedoteca do CAPSI II Vila Maria/Vila Guilherme possui um diferencial em relação as demais, pois seu espaço é multiuso e consiste, essencialmente, em função terapêutica e de reinserção social das crianças em tratamento. Nelas são realizadas atividades supervisionadas pela equipe multidisciplinar do CAPSI (médicos psiquiatras, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, assistentes sociais, enfermeiros, nutricionistas e técnicos de enfermagem). As atividades são realizadas com todas as crianças e adolescentes em tratamento no CAPSI. Essas atividades visam a ressocialização, a reinserção social, o desenvolvimento da linguagem, treino de atividades de vida diária, desenvolvimento do brincar.